16 ótimos benefícios da erva cidreira para nossa saúde

16 ótimos benefícios da erva cidreira para nossa saúde

A erva-cidreira é uma erva com cheiro de limão que vem da mesma família da hortelã. A erva é nativa da Europa, norte da África e oeste da Ásia, mas é cultivada em todo o mundo.

Devido à grande variedade de usos e benefícios potenciais desta erva, ela tornou-se popular em todo o mundo, tanto para usos terapêuticos e culinários. Além disso, contém uma ampla gama de antioxidantes e ingredientes ativos que fornecem benefícios para vários sistemas no corpo.

A folha de erva cidreira, tem um leve aroma de limão e são usadas para fazer remédios naturais.

Tipos de erva cidreira

Tipos de erva cidreira

Existem 3 tipos diferentes de erva-cidreira e cada uma delas possui características diferentes. Os 3 tipos são:

Erva-cidreira verdadeira (Melissa Officinalis): também conhecido como melissa e tem origem na Europa e da Ásia. Suas folhas lembram a da hortelã, pois são ovais, rugosas e serrilhadas.

É uma planta rasteira e considerada a com maior poder calmante de todas, segundo estudos.

Erva-cidreira brasileira (Lippia Alba): Esse tipo é mais comum no Brasil e na América do Sul, ela cresce bem mais que a erva-cidreira verdadeira. Suas folhas são pequenas, ovais e possuem folhas peludinhas. Ela exala seu odor facilmente quando esmagadas. Também produz flores que podem ser lilás, rosa ou branca.

Erva-cidreira-de-capim (Cymbopogon Citratus): Se nome correto é cidreira-de-campim, mas muitos a chamam de erva-cidreira-de-capim. Também tem outros nomes como capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso e cidreira.

Sua origem é asiática e possuem folhas longas e finas que podem cortar. Também possui um odor muito agradável.

Para que serve a erva cidreira?

A erva-cidreira é usada para problemas digestivos, incluindo dores de estômago, inchaço, gases intestinais (flatulência), vômitos e cólicas. Também é indicada para dor, incluindo cólicas menstruais, dor de cabeça e dor de dente e para transtornos mentais, incluindo histeria e melancolia.

Muitas pessoas acreditam que a erva-cidreira tem efeitos calmantes, então tomam-na para ansiedade, problemas de sono e inquietação. A erva-cidreira também é usada para doença de Alzheimer, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Outros usos são para problemas de tireoide, vias aéreas inchadas, batimentos cardíacos acelerados devido a nervosismo, pressão alta, feridas, tumores e picadas de insetos.

Essa erva é também inalada como aromaterapia para a doença de Alzheimer. Algumas pessoas aplicam erva-cidreira para cuidar de sua pele e para tratar o herpes labial. Além disso, em alimentos e bebidas, o extrato e óleo de erva-cidreira é usado ​​para dar sabor.

Benefícios da erva cidreira

Benefícios da erva cidreira

Os benefícios do chá de erva cidreira são muitos, veja:

Ajuda a aliviar o estresse

A erva-cidreira é usada para aliviar os sintomas de estresse, ajudar a relaxar e melhorar seu humor. Um estudo de 2004 descobriu que tomar erva-cidreira aliviou os efeitos negativos do estresse psicológico induzido por laboratório. Os participantes que tomaram erva-cidreira relataram um aumento da sensação de calma e redução dos sentimentos de alerta.

Ajuda a reduzir a ansiedade

Essa erva também pode ser usada para ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, como nervosismo e excitabilidade. Uma pesquisa publicada em 2014 examinou o humor e os efeitos cognitivos dos alimentos que contêm erva-cidreira. Os participantes relataram efeitos positivos em vários aspectos do humor, incluindo níveis reduzidos de ansiedade.

No entanto, embora isso seja promissor, mais pesquisas são necessárias para realmente determinar sua eficácia.

Alivia a indigestão

Se você sentir dor e desconforto abdominal frequente, a erva-cidreira pode ter um efeito positivo na sua digestão. Um estudo de 2010 avaliou os efeitos da erva-cidreira na dispepsia funcional. Os participantes comeram um sorvete, com ou sem a erva, depois de uma refeição. Embora ambos os tipos de sobremesas tenham diminuído os sintomas e sua intensidade, a sobremesa contendo erva-cidreira intensificou esse efeito benéfico da prevenção da indigestão.

Trata náuseas

Dado o seu impacto potencial no seu sistema digestivo, a erva-cidreira também pode ajudar a aliviar os sentimentos de náusea.

Uma revisão de 2005, avaliando os resultados de vários estudos sobre erva-cidreira, descobriu que a erva é útil no tratamento de sintomas gastrointestinais como este. Embora este seja um desenvolvimento promissor, é importante reconhecer as limitações do estudo.

Muitos dos estudos analisaram a erva-cidreira usada em conjunto com outras ervas. Por isso, mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia da erva-cidreira quando usada sozinha. O recomendado é beber uma xícara de chá de erva-cidreira ao primeiro sinal de náusea.

Pode ajudar a minimizar cólicas menstruais

Há também pesquisas que sugerem que a erva-cidreira pode ser usada para aliviar cólicas menstruais e síndrome pré-menstrual (TPM).

Um estudo de 2015 pesquisou o efeito da erva-cidreira na redução da intensidade das cólicas em 100 meninas adolescentes. As meninas tomaram uma essência de erva-cidreira ou placebo durante três ciclos menstruais consecutivos. A intensidade dos sintomas da TPM foi analisada antes e um, dois e três meses. O grupo que tomou a erva-cidreira relatou uma redução significativa nos sintomas. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses achados.

Alivia a dor de cabeça

Erva-cidreira também pode ser útil no tratamento de dores de cabeça, especialmente, se elas estão acontecendo como resultado do estresse. Suas propriedades relaxantes podem ajudá-lo a relaxar, liberar a tensão e relaxar os músculos. Além disso, ingerir a erva pode ajudar a abrir e relaxar os vasos sanguíneos, o que pode contribuir para tratar as dores de cabeça.

Se você tiver dores de cabeça recorrentes, pode tomar o chá de erva-cidreira diariamente. Isso permitirá que a erva entre em seu sistema bem antes que uma dor de cabeça se desenvolva. Você pode tomar um suplemento dessa erva.

Ajuda a diminuir a dor de dente

As propriedades de alívio da dor de erva-cidreira podem torná-la uma escolha ideal para aliviar a dor de dente. Além de aproveitar suas propriedades relaxantes, acredita-se que esse remédio caseiro trate também a inflamação no local.

Use um cotonete para aplicar óleo de erva-cidreira na área afetada, conforme necessário. Certifique-se de selecionar um óleo que já tenha sido diluído. Os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente na pele até que sejam diluídos em outro óleo.

erva-cidreira-beneficios

Cuida da pele

Com incríveis níveis de antioxidantes, a erva-cidreira é conhecida como uma forma de rejuvenescer e revitalizar a pele. Se você esta sofrendo de um envelhecimento prematuro ou se aquelas ruguinhas chatas já começaram a aparecer, usar esta erva pode ajudar a reverter ou alentar esses efeitos. A erva-cidreira também melhora a resposta imune na pele e reduz a inflamação, reduzindo assim os sintomas de rosácea, psoríase, acne e outras condições de pele.

Melhora a saúde do coração

Esta erva foi utilizada em vários estudos para reduzir a pressão arterial quando administrada em concentrações medicinais. Além disso, também pode reduzir os níveis globais de triglicerídeos. Isso pode reduzir significativamente o risco de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doenças coronarianas.

Controla a diabetes

O extrato concentrado da erva-cidreira e o chá desta planta têm sido relacionado ao controle de diabetes, já que diminui o nível de açúcar no sangue. Isso acontece, pois aumenta a eficácia do corpo no uso de insulina e regula a liberação de glicose. Sendo assim, esta erva é perfeita para pessoas que sofrem ou são propensas ao diabetes.

Aumenta a imunidade

Ao longo dos séculos, tem havido muitas alegações medicinais sobre as propriedades de reforço do sistema imunológico da erva-cidreira, principalmente em relação às infecções bacterianas. Esta erva possui excelentes efeitos antibacterianos que podem revigorar o sistema imunitário contra as infecções diárias, bem como agentes patogênicos mais perigosos e agressivos. Os outros antioxidantes desta erva podem reduzir o estresse oxidativo em todo o corpo, amenizando a pressão sobre o sistema imunológico.

Melhora a qualidade do sono

Com uma enorme capacidade de equilibrar os níveis hormonais e acalmar a ansiedade e o estresse, a erva-cidreira, tem sido usada há muito tempo como um remédio natural para ajudar a combater a insônia. Mesmo esta planta sendo capaz de estimular o foco e potencializar a memória, as qualidades calmantes desta erva são igualmente notáveis. Isso torna a erva-cidreira muito importante para aqueles que sofrem com padrões de sono interrompidos.

Trata problemas neurodegenerativos

Várias pesquisas foram feitas sobre o uso da erva-cidreira e sua relação com o cérebro. Foi demonstrado que seu alto teor de antioxidantes diminui a deposição de placas beta-amiloide em vias neurais. Podendo alentar a progressão de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Desintoxica o corpo

A erva-cidreira ajuda a desintoxicar o corpo, uma vez que estimula o fígado e está relacionada com a redução e propagação de células de câncer de fígado.

Trata doenças sexualmente transmissíveis

A erva-cidreira é muito utilizada para tratar o herpes, que é uma DST (doença sexualmente transmissível) muito comum, Não há cura conhecida para o herpes, porém existem maneiras de tratar rapidamente os sintomas mais visíveis, como o herpes labial. Usar erva-cidreira nestes casos pode ser muito efetivo para suprimir a inflamação.

Melhora a cognição

A erva-cidreira não é epenas boa para prevenir doenças neurodegenerativas, como também pode melhorar as habilidades de foco e concentração. Um estudo mostrou que pessoas que regularmente usavam erva-cidreira tiveram melhor retenção de memória e puderam manter sua atenção por longos períodos de tempo.

Grávida pode tomar erva cidreira?

Não se sabe o suficiente sobre o uso de erva-cidreira durante a gravidez e amamentação. Fique do lado seguro e evite o uso ou pergunte para seu médico se pode usá-la.

Para lactentes e crianças, essa erva é possivelmente segura quando tomada apropriadamente por via oral durante cerca de um mês.

Chá de erva cidreira emagrece?

A erva-cidreira não possui propriedades que ajudam diretamente no emagrecimento. No entanto, consumir o chá de erva-cidreira ajuda a relaxar e evitar a ansiedade. Dessa forma, pode ajudar na perda de peso, pois a ansiedade pode fazer com que uma pessoa coma além do normal. Além disso, este chá também melhora o sono e, como já demonstraram vários estudos, pessoas que dormem mal tendem a comer mais durante o dia.

Como preparar o chá de erva cidreira?

Como preparar o chá de erva cidreira?

Preparar o chá de erva-cidreira é bem fácil, veja:

  • – Lave bem as folhas de erva-cidreira
  • – Corte as folhas em pedaços
  • – Amasse as folhas levemente
  • – Aqueça uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver
  • – Coloque as folhas de erva-cidreira na água aquecida e deixe em infusão por 10 minutos

Efeitos colaterais da erva cidreira

A erva-cidreira é provavelmente segura quando usada em quantidades de adequadas. Além disso, é mais segura para adultos quando tomada por via oral ou aplicada na pele em quantidades medicinais, a curto prazo. No entanto, não se sabe o suficiente sobre a segurança da erva-cidreira quando usada a longo prazo.

Erva-cidreira tem o potencial de causar os seguintes efeitos colaterais:

  • – Dor de cabeça
  • – Dor ao urinar
  • – Aumento da temperatura corporal
  • – Náusea
  • – Vômito
  • – Dor de estômago
  • – Tontura
  • – Irritação na pele
  • – Reação alérgica

Algumas pessoas têm alergias tópicas à erva-cidreira, por isso, antes de usar esta erva de alguma forma, certifique-se de que o seu corpo não é excessivamente sensível. Inicialmente, use uma pequena quantidade dessa erva,independentemente da forma, e espere para ver como seu corpo reage, para evitar náuseas, vômitos e dor abdominal.

Você pode ser capaz de minimizar os efeitos colaterais, como dores de estômago, ingerindo erva-cidreira nos horários próximo às refeições. Você também pode reduzir o risco de efeitos colaterais não exagerando no consumo de erva-cidreira ao dia.

A erva-cidreira só deve ser usada por um curto período de tempo. Uma regra geral é tirar uma semana de folga a cada três semanas de uso. Você não deve tomar erva-cidreira por mais de quatro meses sem parar.

Você deve conversar com seu médico antes de usá-la se estiver tomando:

  • – Medicamentos para glaucoma
  • – Medicamentos da tireoide
  • – Sedativos
  • – Drogas que afetam a serotonina

Precauções e advertências

Diabetes: A erva-cidreira pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Por isso, preste atenção aos sinais de baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia). Além disso, monitore seu açúcar no sangue com cuidado se tiver diabetes e usar erva-cidreira.

Cirurgia: A erva-cidreira pode causar muita sonolência se combinada com medicamentos usados ​​durante e após a cirurgia. Pare de usar erva-cidreira pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

Problemas da tireoide: Há uma preocupação de que a erva-cidreira possa alterar a função da tireoide e reduzir os níveis de hormônios tireoidianos, o que interferir na terapia de reposição hormonal da tireoide. Portanto, não use erva-cidreira caso tenha problemas de tireoide.

Como plantar erva cidreira?

Como plantar erva cidreira?

A erva-cidreira é uma planta bastante resistente. Para plantá-la, basta retirar um galho de aproximadamente 30 cm e colocá-lo deitado no chão, depois cobrir com terra. Os nós da planta soltam raízes, assim, a planta cresce a partir do galho.

Você pode colher e usar as folhas da planta o ano todo, mas o mais aconselhável é no verão, antes da floração. Nessa época, elas têm um maior teor de óleos aromáticos e princípios ativos.

Conclusão

A erva-cidreira é uma planta muito benéfica, mas não pode substituir qualquer plano de tratamento aprovado pelo médico que você esteja seguindo. No entanto, pode ser um tratamento complementar eficaz. Converse com seu médico sobre seu caso individual e os possíveis benefícios e riscos envolvidos.