17 incríveis benefícios do caju para a nossa saúde

17 incríveis benefícios do caju para a nossa saúde

Caju (Anacardium occidentale) é uma fruta que pertence à família das Anacardiaceae, que inclui também as mangas. Eles são originalmente nativos das áreas costeiras do nordeste do Brasil e são amplamente cultivados em locais com climas tropicais. Além disso, os cajus são cultivados em países como a Índia, o Sri Lanka, o Quênia e a Tanzânia. As castanhas da parte inferior do fruto, conhecidas como castanhas de caju, têm diversos usos, particularmente no Brasil, Ásia e África.

As castanhas de caju são nozes saborosas e muito populares. Elas podem ser saboreadas ou torradas e, com ou sem sal. Além disso, são adicionadas a várias receitas vegetarianas e não-vegetarianas, além de produtos de confeitaria, biscoitos e sorvete, por exemplo.

O pé de caju, chamado de o cajueiro, que cresce a alturas excepcionais com um tronco bastante irregular. Pendurados nos galhos, há grandes cajus suculentos, pois a árvore é bastante frutífera.

A casca e a folha da árvore também possuem benefícios medicinais e têm sido usados ​​como um remédio natural para diarreia e cólica. O extrato de folha de caju é utilizado para reduzir os níveis de açúcar no sangue e pressão arterial. Os óleos extraídos das sementes são eficazes na preparação de inseticidas. A infusão da casca do cajueiro tem propriedades adstringentes e é usada como enxaguante bucal para o tratamento de úlceras orais e como remédio para dor de garganta e gripe. As folhas do cajueiro, quando fervidas com água, servem como um antipirético e são usadas para o tratamento de dores em todo o corpo.

Na Amazônia, as pessoas usam o chá preparado a partir da casca e o suco de caju para a disenteria crônica e como um remédio anti-diarreico. Acredita-se também que possua propriedades sudoríficas ou indutoras de suor. O suco extraído do caju pode também servir como uma pomada para dores de reumatismo e neuralgia.

Os cajus são carregados de nutrientes poderosos e promovem a saúde do coração, a digestão e o funcionamento saudável do cérebro. Além disso, têm muitos outros benefícios à saúde. Portanto, continue lendo para descobrir todos os benefícios do caju para você.

Valor nutricional do caju

Valor nutricional do caju

Os cajus são muito nutritivos. Além de vitaminas e minerais, eles são uma fonte de ácido oleico e fornecem uma boa quantidade de gordura monoinsaturada e baixas quantidades de gorduras poli-insaturadas. No entanto, não possuem colesterol e, portanto, não são prejudiciais se consumidos adequadamente.

  • – Carboidrato total – 9g
  • – Fibra dietética – 1g
  • – Açúcares – 2g
  • – Proteína – 5g
  • – Vitamina C – 0,1 mg
  • – Vitamina E – 0,3 mg
  • – Vitamina K – 9,5 mcg
  • – Biotina – 0,1 mg
  • – Tiamina – 0,1 mg
  • – Niacina – 0,3 mg
  • – Riboflavina – 0,1 mg
  • – Vitamina B6 – 0,1 mg
  • – Folato – 7,0 mcg
  • – Ácido pantotênico – 0,2 mg
  • – Cálcio – 10,4 mg
  • – Ferro – 1,9 mg
  • – Magnésio – 81,8 mg
  • – Fósforo – 166 mg
  • – Potássio – 185 mg
  • – Sódio – 3,4 mg
  • – Zinco – 1,6 mg
  • – Cobre – 0,6 mg
  • – Manganês – 0,5 mg
  • – Selênio – 5,6 mcg
  • – Gordura total – 12,3 g
  • – Gordura saturada – 2,2 g
  • – Gordura monoinsaturada – 6,7g
  • – Gordura poli-insaturada – 166 mg

Minerais

Os cajus podem ajudar a manter o equilíbrio de minerais do seu corpo, necessário para a saúde ideal, pois são ricos em minerais, sendo o cobre um dos mais importantes. O cobre é necessário ao organismo para a produção de hemoglobina, colágeno, elastina e proteção das fibras nervosas.

Vitaminas

Embora o teor de vitamina nos cajus não seja tão generoso quanto seu conteúdo mineral, elas ainda contribuem para a sua ingestão diária recomendada. Essa fruta fornece várias vitaminas e proporciona mais de 10% da ingestão diária recomendada de vitamina K, necessária para que o sangue coagule adequadamente. Junto com as vitaminas, os cajus adicionam fibras e proteínas à sua dieta.

Folato

De acordo com os pesquisadores da Ohio State University, o folato é uma vitamina solúvel em água que ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos. Também ajuda a formar o material genético dentro de cada célula do seu corpo. O folato é especialmente importante para mulheres grávidas, porque ajuda a prevenir defeitos do tubo neural. Os vegetais verdes folhosos são a melhor fonte de folato, mas os cajus também contêm uma pequena quantidade.

Vitamina K

A vitamina K é, particularmente, necessária para a coagulação do sangue. Várias das proteínas necessárias para este processo requerem vitamina K para funcionar adequadamente. Segundo os especialistas, a deficiência severa de vitamina K pode causar problemas na coagulação, aumento de hematomas e hemorragias nasais. Os Azeites de oliva, canola e soja, juntamente com vegetais verde-escuros, são as melhores fontes de vitamina K, mas os cajus também a contêm.

Biotina

A biotina, também conhecida como vitamina H, é um das vitaminas do complexos B. A biotina é necessária para olhos, cabelos, fígado, unhas e pele saudáveis. As vitaminas do complexo B, como a biotina, ajudam o corpo a converter alimentos em combustível, além disso, auxiliam no metabolismo de gorduras e proteínas. Cajus contêm pequenas quantidades de biotina em comparação com outras fontes. A Universidade de Maryland Medical Center aconselha que as melhores fontes de biotina incluem banana, levedo de cerveja, couve-flor, ovos cozidos, legumes, cogumelos, sardinha e grãos integrais.

Tiamina, Riboflavina e Niacina

Vestígios de tiamina, riboflavina e niacina, conhecidos respectivamente como vitaminas B1, B2 e B3, podem ser encontrados nos cajus. Assim como a biotina, essas vitaminas do complexo B ajudam seu corpo a processar carboidratos, gorduras e proteínas, transformando-as na glicose que alimenta seu corpo. Portanto, ajudam a dar energia para nosso organismo.

Propriedades do caju

Os cajus têm incríveis propriedades saudáveis, que fazem muito bem para nossa saúde, como por exemplo:

  • – Antioxidante
  • – Anti-inflamatórias
  • – Antimicrobianas
  • – Antitumorais
  • – Ateroscleróticas
  • – Cardioprotetoras

Benefícios do caju

Benefícios do caju

Os benefícios para a saúde dos cajus são incríveis e, por isso, abaixo estão os motivos pelos quais você deve adicioná-los à sua dieta:

Saúde do coração

Os cajus são uma boa fonte de gorduras alimentares saudáveis, que são essenciais para o nosso corpo absorver as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e produzir ácidos graxos que são vitais para o desenvolvimento do cérebro e da coagulação sanguínea. Estas gorduras saudáveis incluem gorduras monoinsaturadas e gorduras polinsaturadas. Eles são bons para o coração e ajudam a reduzir o colesterol ruim (colesterol LDL) se consumidos em quantidades adequadas, mesmo em diabéticos.

O colesterol LDL pode aumentar como resultado do consumo excessivo de gorduras saturadas. Portanto, representa uma grande ameaça para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose ou o endurecimento das artérias, por exemplo. Estudos demonstraram que a escolha de gorduras insaturadas ao invés gorduras saturadas aumenta os níveis de colesterol HDL. Além disso, reduz os níveis de triglicérides e também diminui beneficamente a pressão arterial.

Os cajus são uma boa fonte de magnésio, que desempenha um papel importante em mais de 300 reações enzimáticas dentro do corpo. Segundo pesquisas, pessoas com o maior consumo de magnésio têm uma chance 58% menor de ter calcificação da artéria coronária e 34% menor chance de calcificação da artéria abdominal.

Músculos e nervos saudáveis

O caju é uma boa fonte de magnésio, que é vital para o desenvolvimento saudável dos ossos, músculos, tecidos e órgãos do corpo. O magnésio ajuda a manter a pressão arterial, estimular o sistema imunológico, manter a função nervosa e manter os ossos fortes. Também está envolvido em funções metabólicas, influencia a atividade da insulina e regula os níveis de açúcar no sangue. A deficiência de magnésio altera a o metabolismo do cálcio e os hormônios responsáveis pela sua regulação.

Protege os olhos

No ambiente urbano, combinado com a poluição excessiva, os nossos olhos sofrem muitas vezes de várias infecções. Cajus contém um poderoso pigmento antioxidante chamado Zea Xanthin. Este pigmento é prontamente e diretamente absorvido pela nossa retina. Então, age como uma camada protetora sobre a nossa retina, que impede os raios UV prejudiciais. Pequenas quantidades de Zea Xanthin ajudam a prevenir a degeneração macular relacionada à idade em idosos e, portanto, ajuda a manter a saúde ocular.

Bom para a pele

Derivado das sementes de caju, o óleo de castanha de caju faz maravilhas para a sua pele. O óleo de castanha de caju é rico em selênio, zinco, magnésio, ferro e fósforo. Além disso, é uma ótima fonte de fitoquímicos, proteínas e antioxidantes.

O selênio e o zinco nos cajus também ajudam a eliminar a acne. O selênio, junto com a vitamina E, ajuda a reduzir a inflamação da pele e hidrata a pele. Também reduz a aparência de cicatrizes. O zinco, por outro lado, promove a cicatrização de feridas.

O tipo de gordura em sua dieta também determina a quantidade de inflamação que sua pele sofreria. As gorduras saudáveis ​​do caju podem combater essa inflamação e até mesmo desobstruir os poros.

Cuida do cabelo

O cobre nos cajus inicia a produção de melanina, que aumenta a cor do cabelo e deixa o cabelo liso e sedoso. As castanhas de caju contêm ácidos linoleico e oleico, que também aumentam a resistência do cabelo. Mesmo aplicando óleo de castanha de caju ao seu cabelo pode ajudar.

Reduza o risco de diabetes

A presença de quantidades muito baixas de açúcar e nenhum colesterol prejudicial nos cajus os torna seguros para pacientes diabéticos. Isso ainda ajuda na redução do risco de diabetes tipo 2.

Combate o câncer

Pesquisas mostraram que a riqueza de antioxidantes, assim como os ácidos anacárdicos, cardanois e cardóis nos cajus os tornam efetivos para pessoas submetidas a tratamentos para tumores e câncer.

Os cajus também são ótimas fontes de vitaminas antioxidantes, como tocoferóis e compostos fenólicos, que protegem o organismo dos danos dos radicais livres. Elas também previnem a mutação celular e danos no DNA causados ​​por células cancerosas.

Outros nutrientes das castanhas de caju, como o ácido elágico, podem interromper o ciclo celular do câncer e até induzir sua morte, conforme estudos. Verificou-se que as castanhas de caju são particularmente benéficas no tratamento de câncer da próstata e do fígado.

Promove a função cerebral saudável

A vitamina E nos cajus pode prevenir o declínio da memória relacionada à idade. Outros minerais do caju, como ferro, zinco e cobre, regulam as vias neurotransmissoras e a transmissão sináptica. Esse benefício tem sido associado à prevenção de Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), depressão, ansiedade e até mesmo demência e dislexia.

Benefícios do caju

Combate dores de cabeça

O magnésio nos cajus pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, o que pode evitar dores de cabeça e enxaquecas. No entanto, é necessário mais pesquisas sobre isso para comprovar sua eficácia.

Ajuda na perda de peso

Embora os cajus não sejam alimentos milagrosos para perda de peso, eles certamente podem fazer parte de uma dieta de perda de peso de baixa caloria. Sua adição pode tornar sua refeição mais satisfatória e impedir que você coma outros alimentos mais calóricos.

Mais importante ainda, a castanha de caju é uma fonte rica de gorduras monoinsaturadas, o tipo de gordura que é conhecido por ajudar na perda de peso. Elas também são uma boa fonte de proteína, e o consumo de proteínas pode induzir uma sensação de saciedade.

Melhora a saúde digestiva

Os antioxidantes dos cajus protegem o revestimento interno do estômago, e isso aumenta a saúde digestiva. Pesquisas descobriram que a ingestão de cajus pode reduzir os danos ao estômago causados ​​pelo álcool.
E, embora tenha poucas fibras, as castanhas de caju podem ajudar a aliviar a constipação.

Promove a formação de glóbulos vermelhos

Os cajus são ricos em cobre, o que ajuda no metabolismo do ferro e na formação de glóbulos vermelhos que, por sua vez, ajuda a manter os ossos e o sistema imunológico saudáveis. Também é vital para o sistema nervoso e esquelético do corpo. Portanto, uma deficiência de cobre no corpo pode resultar em osteoporose, batimentos cardíacos irregulares e anemia.

Bom para os ossos e a saúde bucal

Os cajus fornecem fósforo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos dentes e ossos. O fósforo também auxilia na síntese de proteínas, a absorção de carboidratos e gorduras, além da manutenção da saúde celular.

Reduza o risco de anemia

Os cajus são uma fonte de ferro na dieta, que é vital para transportar oxigênio ao redor do corpo e ajuda no funcionamento das enzimas e do sistema imunológico. Uma deficiência de ferro na dieta pode levar à fadiga, anemia e aumento da susceptibilidade a infecções.

Evita cálculos biliares

Os cálculos biliares são depósitos semelhantes a pedras que geralmente consistem em colesterol, que se acumula na vesícula biliar. Uma inclusão regular de cajus na dieta, pode ajudar a diminuir o risco de formação de cálculos biliares.

Impulsione o sistema imunológico

O caju contêm zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções microbianas, síntese de proteínas e cura de feridas. Além disso, é extremamente importante durante a gravidez para o crescimento do bebê e os anos de desenvolvimento da infância para manter um corpo saudável.

Trata problemas estomacais

Os cajus possuem propriedades antibacterianas e comprovadamente eficazes no tratamento de úlceras estomacais e gastrites, geralmente causadas pela bactéria H. pylori.

Efeitos colaterais do caju

Efeitos colaterais do caju

O caju é um fruta muito saudável e que possuí incríveis benefícios para a saúde, mas em excesso ou para certas pessoas, pode não fazer tão bem assim. Alguns possíveis efeitos adversos dessa fruta são:

Alergias

Indivíduos alérgicos a avelãs, castanhas, amêndoas e amendoim também podem desenvolver reações alérgicas ao caju. Então, verifique com seu médico antes de consumi-los.

Problemas durante a gravidez e amamentação

Não sabemos o que acontecerá com o consumo excessivo de cajus durante a gravidez e a amamentação. Portanto, mantenha-se seguro e limite o consumo da quantidades desses alimentos.

Cirurgia

Como os cajus podem afetar os níveis de açúcar no sangue, eles podem afetar o controle do açúcar no sangue durante ou após a cirurgia. Por isso, evite a ingestão pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia.

Interações com medicamentos

Os cajus têm um alto teor de magnésio, geralmente 82,5 mg de magnésio por poção. A Universidade de Maryland Medical Center observa uma série de interações medicamentosas com magnésio. Os antibióticos de quinolona, com a ciprofloxacina, por exemplo, se ligam ao magnésio, impedindo a absorção adequada do antibiótico. O magnésio também pode interagir com medicamentos para pressão arterial e bloqueadores dos canais de cálcio, aumentando a probabilidade de efeitos colaterais adversos dos medicamentos, como náuseas e retenção de líquidos. Além disso, o magnésio dos cajus também pode interagir com medicamentos diabéticos, medicamentos da tireoide, diuréticos e penicilamina. Preste muita atenção às informações sobre medicamentos e, se indicarem o magnésio como uma preocupação, esteja ciente de que os cajus podem contribuir para as interações medicamentosas.

Suco de caju

Suco de caju

O caju é sempre rico em conteúdos saudáveis. Portanto, seu suco também consiste em vitaminas, minerais e muitos benefícios para a saúde. Essa bebida, é rica em minerais, que incluem cobre, cálcio, potássio, sódio, ferro e zinco. Além disso, é rico em vitaminas que incluem as do complexo vitamina B, vitamina C, vitamina E, vitamina K.

O suco de caju tem os seguintes benefícios:

  • – Ajuda na função cerebral
  • – Regula a função do coração
  • – Ajuda para controlar a tireoide
  • – Aumentar o poder de imunidade
  • – Aumenta os glóbulos vermelhos
  • – Ajuda na perda de peso

Este último benefício ganhou destaque e foi alvo de um estudo recente no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva. No estudo, os pesquisadores suplementaram indivíduos treinados e não treinados para descobrir se o suco de caju aumentava a utilização de gordura ou carboidratos como combustível. Acontece que ele ajuda você a queimar mais gordura, mas não carboidratos. De fato, durante o exercício, a quantidade de carboidratos queimados não ficava inalterada. O uso de carboidratos diminuiu, enquanto a contribuição de energia da gordura subiu.

O fato de que menos carboidratos serem queimados é interessante. Geralmente, a utilização de substrato, ou seja, de onde vem a energia para suas atividades, é muito afetada pelo tipo de macronutrientes que você está consumindo. Em outras palavras, se você consumir mais carboidratos, você vai queimar mais carboidratos. Se comer mais gordura, no entanto, você queimará mais gordura. Nesse sentido, nenhuma mudança na utilização de carboidratos pode fazer muita diferença, mas ter uma maior utilização de gordura é ótimo.

A causa proposta da maior queima de gordura é a vitamina C. O caju é rico em vitamina C, cerca de cinco vezes a quantidade encontrada em uma laranja e, essa vitamina pode fazer uma grande diferença na queima de gordura.

Receita de suco de caju

receita de suco de caju

O suco dessa incrível fruta é bem simples de fazer, veja abaixo os ingredientes e seu modo de preparo:

Ingredientes

  • – 1 litro de água
  • – 3 cajus
  • – Algum adoçante à vontade

Preparo

  • – Retire as castanhas dos cajus
  • – Lave e corte os cajus
  • – Bata no liquidificador a água e os cajus por 2 minutos
  • – Coe e adoce
  • – Sirva a seguir

O mais indicado é sempre tomar este suco, assim como qualquer outro, sem a adição de açúcar. Com isso, você deixa a bebida mais saudável e, consequentemente, é mais indicado para os diabéticos. No entanto, caso prefira adoçar, procure usar um adoçante natural ou menos industrializado, como é o caso do açúcar mascavo, stevia ou mel, por exemplo.

Como fazer doce de caju

doce de caju

O caju é uma fruta que pode ser utilizada em diversas receitas e o doce de caju é uma das mais conhecidas. Além disso, é uma sobremesa deliciosa e muito fácil de fazer. Veja:

Ingredientes

  • – 10 cajus grandes
  • – 300 g de açúcar

Preparo

  • – Fure os cajus e esprema todo o seu caldo
  • – Leve o caldo ao fogo, coloque o açúcar e deixe ferver um pouco
  • – Acrescente o caju que foi usado, deixe ferver por 3 a 4 horas, até ele escurecer um pouco
  • – O ponto é igual ao doce de ameixa que se compra no supermercado

Bolo de caju

bolo de caju

Ingredientes

  • – 1 xícara e 1/2 de chá de suco de caju concentrado
  • – 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • – 2 ovos
  • – 1 xícara de chá de açúcar
  • – 1/2 xícara de chá de óleo
  • – 1 colher de sopa de fermento
  • – 150 ml de suco de caju concentrado (para calda)
  • – 6 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (para calda)

Preparo

  • Para a calda: Misture o suco com o açúcar até adquirir consistência de calda e reserve
  • – Em uma batedeira bata os ovos com o açúcar, acrescente a farinha de trigo, o óleo e o suco de caju e bata até obter uma massa homogênea
  • – Acrescente o fermento e mexa delicadamente
  • – Coloque em uma forma com furo central (média), untada e enfarinhada
  • – Leve para assar em forno moderado por aproximadamente 40 minutos
  • – Desenforme e cubra ainda quente com a calda

Conclusão

Como podemos ver, o caju é uma fruta riquíssima em vários nutrientes benéficos para a nossa saúde. Além disso, pode ser consumido em dietas para perder peso e até mesmo contribuir para seu sucesso. Portanto, consuma mais essa poderosa fruta e, aproveite também os benefícios da castanha de caju e do óleo de caju.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • 0 não curtiram