Chá de aroeira: 6 incríveis benefícios medicinais para melhorar sua saúde

Chá de aroeira: 6 incríveis benefícios medicinais para melhorar sua saúde

A aroeira é um planta medicinal nome científico é Schinus terebinthifolius Raddi. Essa planta também é conhecida por vários nomes, tais como: aroeira vermelha, aroeira salsa, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba. A aroeira é muito usada no tratamento de diversas infecções, mas também tem outras indicações.

O pé de aroeira é uma pequena árvore nativa da América do Sul, de regiões com clima subtropical e tropical (sudeste do Brasil, norte da Argentina e Paraguai).

Como membro do gênero Schinus, produz frutinhas bem vermelhas e, por isso, é conhecida também como aroeira pimenteira. No entanto, não há nenhuma ligação dessa planta com pimenta.

As frutas vermelhas da aroeira amadurecem de dezembro a janeiro e, às vezes, são usadas como enfeites de Natal. Elas nascem muitos cachos aglomerados e têm de 4-6 mm de diâmetro. O fruto é verde no início, tornando-se vermelho brilhante no amadurecimento. A semente de aroeira é castanha clara, com menos de 3 mm de comprimento.

A planta aroeira também é muito cultivada em frente a casas ou calçadas. A casca de aroeira é cinzenta e lisa. A árvore é bastante resinosa e aromática, particularmente quando as folhas são esmagadas. As mesmas também produzem um cheiro apimentado.

Tipos de aroeira

Tipos de aroeira

A aroeira é o nome popular de várias espécies de árvores da família Anacardiaceae. A aroeira benéfica para a saúde é também chamada de aroeira-mansa e é a que tratamos nessa matéria. No entanto, há também a aroeira-brava, que é uma árvore parecida, maior e que possui componentes alergênios potentes.

Dizem que, para algumas pessoas, basta passar perto da aroeira-brava para ser vítima de seu efeito alérgico, que afeta, especialmente, a pele e olhos. A ação alergizante dessa planta pode, muitas vezes, precisar de intervenção médica.

Aroeira para que serve

A aroeira é um planta com propriedades medicinais que é, principalmente, usada como chá, preparado da casca da árvore. No entanto, além do consumo do chá, também são feitos banhos, sabonetes e óleo essencial, além do creme de aroeira ou pomada de aroeira.

O chá de aroeira e seus produtos são usados para tratar:

  • – Febre
  • – Reumatismo
  • – Sífilis
  • – Úlceras
  • – Azia
  • – Gastrite
  • – Tosse
  • – Bronquite
  • – Íngua
  • – Diarreia
  • – Cistite
  • – Dor de dente
  • – Artrite
  • – Distensão dos tendões
  • – Infecções da região íntima

Propriedades da aroeira

Essa planta tem incríveis propriedades medicinais, são elas:

  • – Adstringente
  • – Balsâmica
  • – Diurética
  • – Anti-inflamatória
  • – Antifúngica
  • – Antibactericida
  • – Antioxidante
  • – Tônica
  • – Cicatrizante ginecológica

Benefícios da aroeira

Benefícios da aroeira

Poder antisséptico e antimicrobiano

A aroeira tem um potente efeito antibactericida, que pode ser usado de diversas maneiras. O chá da planta, por exemplo, pode ser usado como antisséptico e é usado em feridas abertas. O sabonete de aroeira tem ação antimicrobiana, ajudando a combater vários microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus.

Ajuda a tratar distúrbios respiratórios

Problemas respiratórios são bastante comuns, especialmente, devido à exposição a muitas substâncias tóxicas e poluentes. Esses distúrbios afetam a capacidade de inspirar quando dormindo ou acordado, o que afeta as vias aéreas.

Esses problemas podem ter muitas causas, no entanto, o óleo essencial de aroeira pode ajudar a preveni-los. A composição dos óleos essenciais dessa planta tornam-a muito útil para o tratamento de vários distúrbios respiratórios, ajudando no alívio dos sintomas.

Estimula a eliminação de líquidos

Entre os benefícios dessa planta está também sua capacidade de ajudar a eliminar fluidos, devido a sua propriedade diurética. Seu chá também ajuda muito na redução do inchaço, promovendo menores medidas para quem quer perder peso.

Tem ação antioxidante

Esta planta possui em sua composição um grande número de substâncias com propriedades antioxidantes, como flavonoides e polifenóis. Estes compostos ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis ​​pelo envelhecimento prematuro do corpo e também aumentam o risco de desenvolver muitas doenças crônicas e degenerativas.

Ajuda para o tratamento de infecções

A planta possui compostos com propriedades anti-inflamatórias, sendo indicada para o tratamento de muitas doenças, incluindo infecções curativas. Além disso, há também benefícios para o tratamento e controle da febre, também devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

O combate as infecções é um dos principais benefícios dessa planta. Seu uso é bastante comum no tratamento de infecções nos órgãos genitais. No entanto, para estes casos, a planta não deve ser somente ingerida, mas sim, utilizada também para banhos de assento.

Contribui para o tratamento da artrite

A artrite, assim como outras doenças reumáticas, podem ser tratadas com o consumo diário do chá de aroeira. Isto se deve a potente ação anti-inflamatória dessa bebida, que alivia a inflamação causada por essas doenças.

Chá de aroeira

Chá de aroeira

Como vimos, o chá de aroeira tem várias propriedades e benefícios para a saúde, sendo assim, vamos aprender como prepará-lo. O chá é bem simples de fazer, basta adicionar 100 gramas do pó da casca de aroeira, em 1 litro de água fervente. Após, deixar agir por uns 10 minutos tampado e, quando morno, é consumi-lo. É aconselhável tomar até 3 colheres de sopa ao dia.

Chá de aroeira é bom para corrimento?

Ainda que haja produtos específicos e mais indicados para o tratamento desse problema, o chá de aroeira também pode ajudar. Muitas vezes, o corrimento ocorre devido a uma infecção vaginal e, por essa planta ter efeito anti-anti-inflamatório, antifúngico e antibactericida, pode contribuir para combater a causa do corrimento.

Portanto, se você combinar o uso de produtos específicos para esse caso e o consumo do chá de aroeira, pode sim ter ótimos resultados e ainda prevenir que esse problema ocorra novamente.

Chá de aroeira aborta?

Como não há grandes pesquisas sobre os potencias efeitos benéficos ou adversos do uso desta planta, não é possível saber se tem efeito abortivo. Mas, como sabemos, a gravidez é um período que merece muita atenção, principalmente com medicamento que usamos, podendo eles serem naturais ou não.

Por isso, para manter sua segurança e a de seu bebê, nunca use um medicamento ou planta medicinal sem a autorização de seu médico. Além disso, caso esteja usando e descubra que está grávida, pare imediatamente com o uso e procure um médico.

Chá de aroeira limpa o útero?

Por ter propriedades antibacterianas e antifúngicas, tomar chá de aroeira pode fazer bem a diversas partes do corpo e, no caso das mulheres, para o útero, por mantê-lo limpo e saudável. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias dessa planta ajudam também nesse sentido.

Chá de aroeira emagrece?

O chá de aroeira pode também contribuir para o emagrecimento saudável, isso devido a sua ação diurética e desintoxicante. Assim, ela favorece a desintoxicação do corpo, melhorando suas diversas funções. Um corpo funcionando adequadamente contribui para o emagrecimento e também para a saúde em geral.

A desintoxicação do organismo também ajuda a melhorar a forma como os rins e o fígado removem substâncias prejudiciais, o que favorece muito seus objetivos de perda de peso.

Além disso, as propriedades diuréticas dessa planta ajudam a eliminar retenção de líquidos, o que contribui na redução de medidas e perda de peso.

Com seus efeitos diuréticos e desintoxicantes naturais, o consumo diário desta bebida aumenta bastante o número de vezes que você vai ao banheiro. No entanto, não é a gordura que você estará eliminando, mas sim água. Nesse caso, a perda de peso da água pode ser temporária e, uma vez que você se reidrata, provavelmente recuperará um pouco do peso que você tinha perdido.

Sendo assim, para ter realmente sucesso na sua perda de peso, use este chá juntamente com um dieta equilibrada e a prática de atividades físicas constantes.

Efeitos colaterais e cuidados com a aroeira

Efeitos colaterais e cuidados com a aroeira

Os benefícios da aroeira são diversos, como visto acima. No entanto, é sempre importante lembrar que você não deve usar nenhuma substância sem o acompanhamento de um médico. Isso inclui até mesmo remédios naturais, com o caso da aroeira. Além disso, as propriedades desta planta não foram suficientemente estudadas e, portanto, é necessário ter cuidado ao consumi-la, uma vez que não existem estudos que demonstrem a segurança total em seu uso.

Apesar de ser um remédio natural, o chá de aroeira pode fazer mal para algumas pessoas. Este chá não é recomendado, por exemplo, para pessoas com problemas gastrointestinais e que passam por diarreia. A aroeira também está contraindicada para indivíduos com pele muito sensível e em casos de gravidez ou amamentação.

Além disso, se você sofre de uma condição crônica de saúde e faz uso de medicamentos de uso contínuo, só use essa planta após liberação de um médico. Não se sabe ainda se a aroeira pode interagir com medicamentos, por isso, tome cuidado.

O uso da aroeira pode ainda causar alguns efeitos adversos. Dentre os principais efeitos colaterais da aroeira estão reações alérgicas na pele e mucosas, além de possuir um efeito laxativo.

As frutas da aroeira não são comestíveis e, se ingeridas, podem causar vômitos e diarreia. Portanto, tome cuidado, principalmente, com crianças.

Aroeira alergia

Existem relatos de problemas de alergia na pele e membranas mucosas relacionadas com a aroeira. A aroeira tem uma seiva aromática que pode causar reações alérgicas cutâneas (semelhantes às queimaduras por hera venenosa) em algumas pessoas sensíveis. Além disso, o contato com a seiva dessa árvore cortada ou machucada pode resultar em erupções cutâneas, coceira intensa e vermelhidão (especialmente dos olhos).

Onde comprar o chá de aroeira?

A aroeira é uma planta comum em certas regiões do Brasil, portanto, sabendo identificar a planta, você não precisa comprá-la para usar. No entanto, caso você não encontre a planta, ou não tem certeza se é a certa, é mais seguro comprar. O chá de aroeira pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou pela internet. Você pode adquirir o pó da casca, a casca ou a planta in natura. Além disso, você pode comprar também os outros produtos feitos a partir dessa planta, como seu sabonete e óleo essencial, por exemplo.

O chá de aroeira tem um custo um pouco elevado se comparado a outros chás mais conhecidos. Apenas 100 gramas deste chá pode custar entre 10 e 20 reais. Já o sabonete de aroeira é mais barato e costuma custar de 1,50 a 3 reais.

Conclusão

A aroeira é uma planta medicinal que pode ser usada para diversas aplicações para cuidar da nossa saúde. Além disso, há a possibilidade de usar seu chá, sabonete ou óleo essencial. No entanto, fique atento ao usar a aroeira mansa, que é a benéfica.