Ciprofloxacino: bula, para que serve, posologia e efeitos colaterais

Ciprofloxacino: bula, para que serve, posologia e efeitos colaterais

O Ciprofloxacino é um antibiótico que ajuda a tratar várias infecções bacterianas, mas é muito conhecido para o tratamento da infecção urinária e é também um dos mais utilizados para esta finalidade.

Este medicamento pode ser adquirido na forma genérica ou com outros nomes comerciais disponíveis, tais como: Bactoflox, Ciflox, Cinoflax, Cipro, Ciprocin, Ciproxil, Cypro, Proflox, Quinoflox, entre outros.

O que é ciprofloxacino?

O ciprofloxacino é um antibiótico de quinolona que combate bactérias no organismo. Ele é usado para tratar diferentes tipos de infecções bacterianas.

Esta droga está disponível de diversas outras formas, incluindo a solução oftálmica, suspensão ótica, solução injetável, suspensão oral, entre outras.

Ciprofloxacino bula

Ciprofloxacino

Apresentação de Cloridrato de Ciprofloxacino, uso oral e adulto. Laboratório: Medley.

Comprimidos revestidos de 250 mg e 500 mg: embalagens com 7 e 14 unidades.

Cada comprimido revestido de Cloridrato de Ciprofloxacino de 250 mg contém:

  • – cloridrato monoidratado de ciprofloxacino*: 291,55 mg (* equivalente a 250 mg de ciprofloxacino)
  • – excipientes** q.s.p.: 1 comprimido (** croscarmelose sódica, celulose microcristalina, povidona, estearato de magnésio, dióxido de silício, hipromelose, dióxido de titânio, talco, propilenoglicol, macrogol)

Cada comprimido revestido de Cloridrato de Ciprofloxacino 500 mg contém:

  • – cloridrato monoidratado de ciprofloxacino*: 583,10 mg (* equivalente a 500 mg de ciprofloxacino)
  • – excipientes** q.s.p.: 1 comprimido (** croscarmelose sódica, celulose microcristalina, povidona, estearato de magnésio, dióxido de silício, hipromelose, dióxido de titânio, talco, propilenoglicol, macrogol)

Para que serve cloridrato de ciprofloxacino

É importante saber para que serve ciprofloxacino. Este medicamento é usado para tratar uma variedade de infecções bacterianas.

Este antibiótico trata apenas infecções bacterianas e funciona parando o crescimento de bactérias. Não funcionará para infecções de vírus (como resfriado comum, gripe). O uso desnecessário ou uso excessivo de qualquer antibiótico pode levar à diminuição da eficácia.

Ciprofloxacino indicação

Médicos e outros profissionais de saúde prescrevem este medicamento para tratar infecções bacterianas, por exemplo:

  • – Infecções cutâneas
  • – Pulmonares ou das vias aéreas infecções, por exemplo, a tuberculose (tuberculose), pneumonia, infecções do trato respiratório inferior, e bronquite crônica
  • – Infecções ósseas
  • – Infecções articulares
  • – Infecções do trato urinário (ITU) causadas por certas bactérias, como E. coli
  • – Diarreia infecciosa causada por bactérias E. coli, Campylobacter jejuni e Shigella
  • – Febre tifoide
  • – Ouvido médio (otite média)
  • – Infecções dos olhos
  • – Infecções nos órgãos genitais, inclusive anexite, gonorreia e prostatite
  • – Infecção da cavidade abdominal (ex: infecções bacterianas do trato gastrointestinal ou do trato biliar e peritonite)
  • – Infecções pele e tecidos moles
  • – Prostatite bacteriana crônica
  • – Cistite aguda sem complicações

Ciprofloxacino posologia

Ciprofloxacino

Leia a medicação e siga as informações fornecidas pelo seu médico e farmacêutico antes de começar a tomar ciprofloxacino. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento pode ser tomado com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente duas vezes por dia (todas as 12 horas) de manhã e à noite.

Agite bem o recipiente por 15 segundos antes de verter cada dose. Mece cuidadosamente a dose usando um dispositivo /colher de medição especial. Não use uma colher doméstica porque você não pode obter a dose correta. Não mastigue o conteúdo da suspensão.

A dosagem e o tempo de tratamento são baseados em sua condição médica e resposta ao tratamento. Beba bastante líquido enquanto toma este medicamento, a menos que seu médico lhe diga o contrário.

Tome este medicamento pelo menos 2 horas antes ou 6 horas após ter tomado outros produtos que podem se ligar a ele, diminuindo a sua eficácia. Pergunte ao seu farmacêutico sobre os outros produtos que você toma. Alguns exemplos incluem: os medicamentos quinapril, sevelamer, sucralfato, vitaminas/minerais (incluindo suplementos de ferro e zinco) e produtos que contenham magnésio, alumínio ou cálcio (como antiácidos, solução de didanosina, suplementos de cálcio).

Alimentos ricos em cálcio, incluindo produtos lácteos (como leite, iogurte) ou suco enriquecido com cálcio, também podem diminuir o efeito desta medicação. Tome este medicamento pelo menos 2 horas antes ou 6 horas depois de comer alimentos ricos em cálcio, a menos que esteja comendo esses alimentos como parte de uma refeição maior que contenha outros alimentos (que não sejam ricos em cálcio). Estes outros alimentos diminuem o efeito de ligação ao cálcio.

Evite a cafeína enquanto está tomando este medicamento, pois a ciprofloxacino pode fortalecer os efeitos da cafeína.

Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso seguro de suplementos nutricionais juntamente com este medicamento.

Para obter o melhor efeito, tome este antibiótico em tempos uniformemente espaçados. Para ajudá-lo a lembrar, tome este medicamento ao mesmo tempo todos os dias.

Continue a tomar este medicamento até que a quantidade total prescrita seja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Parar a medicação muito cedo pode resultar em um retorno da infecção.

Ciprofloxacino contraindicações

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu historial médico. Especialmente de: diabetes, problemas de coração (como recente ataque cardíaco), problemas de tendão (como tendinite, bursite). Informe também casos de doença renal, hepática doença, distúrbios mentais/humor (como depressão), problemas nervosos (como neuropatia periférica). Avise também sobre convulsões, condições que aumentam o risco de convulsões (como traumatismo cerebral/tumores cerebrais, aterosclerose cerebral).

Este medicamento não deve ser administrado por pessoas com hipersensibilidade aos derivados quinolônicos. Ele também não deve ser usado em crianças e adolescentes em fase de crescimento (entre 5 e 17 anos de idade) para tratar casos de exacerbação da fibrose cística associada ao Pseudomonas aeruginosa, exceto quando benefícios do tratamento puderem superar os riscos.

Este medicamento pode raramente causar alterações graves no açúcar no sangue, especialmente se você tiver diabetes. Verifique o seu açúcar no sangue regularmente conforme indicado e compartilhe os resultados com o seu médico. Observe os sintomas de alto nível de açúcar no sangue, como aumento da sede e da micção.

Observe também os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue, como tremores, batimentos cardíacos rápidos, fome, visão turva, tonturas ou formigamento de mãos e pés.

Informe o seu médico imediatamente sobre a reação e o uso deste produto. Para ajudar a evitar queda do açúcar no sangue, coma as refeições em um horário regular, e não pule refeições. Seu médico pode precisar alternar você para outro antibiótico ou ajustar seus medicamentos para diabetes se ocorrer alguma reação.

Esta droga pode te deixar tonto. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer atividade que requer alerta até ter certeza de que pode executar essas atividades com segurança. Limite as bebidas alcoólicas.

Ciprofloxacino efeitos colaterais

Ciprofloxacino

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à ciprofloxacino: urticária, ou o primeiro sinal de uma erupção cutânea, batimentos cardíacos rápidos, respiração difícil, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

O ciprofloxacino pode fazer com que seus tendões se inchem ou causem ruptura do tendão. Também pode ter sérios efeitos nos nervos e pode causar danos nos nervos permanentes. Pare de usar este medicamento e ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

  • – Sinais de ruptura do tendão: dor súbita, inchaço, contusões, sensibilidade, rigidez, problemas de movimentos ou um som de encaixe ou estalido em qualquer uma das articulações (repousar a articulação até receber cuidados médicos ou instruções)
  • – Sintomas de problemas nos nervos: entorpecimento, formigamento, dor ardente ou mais sensíveis à temperatura, ao toque leve ou ao sentido da posição do seu corpo

Além disso, pare de usar este medicamento e ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

  • – Dor estomacal grave, diarreia aquosa ou sangrenta
  • – Dor de cabeça com dor torácica e tonturas severas e batimentos cardíacos rápidos ou espancadores
  • – O primeiro sinal de qualquer erupção cutânea, por mais leve que seja
  • – Confusão, alucinações, pesadelos, paranoia, depressão, pensamentos sobre se machucar
  • – Fraqueza muscular ou dificuldade em respirar
  • – Dores de cabeça contínuas (às vezes com visão borrada)
  • – Tremores, ansiedade, dificuldade para dormir, sentir-se inquieto ou nervoso
  • – Um sentimento de cabeça leve, como você fosse desmaiar
  • – Aumento da pressão dentro do crânio causando: dores de cabeça severas, zumbido nos ouvidos, tonturas, problemas de visão, dor atrás dos olhos
  • – Problemas no fígado: náuseas, vômitos, perda de apetite, dor de estômago superior, coceira, febre, cansaço, urina escura, fezes coloridas em argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)
  • – Reação cutânea grave: febre, dor de garganta, inchaço no rosto ou na língua, queima nos olhos, dor na pele, seguido de uma erupção cutânea vermelha ou púrpura que se espalha (especialmente no rosto ou na parte superior do corpo) e provoca bolhas e descamação

Os efeitos colaterais comuns da ciprofloxacino podem incluir:

  • – Náuseas, vômitos, diarreia
  • – Erupção cutânea

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre efeitos colaterais.

Ciprofloxacino na gravidez

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com seu médico. Este medicamento passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes da amamentação .

Precauções e avisos

Ciprofloxacino

Antes de tomar ciprofloxacino, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ele, ou a outros antibióticos de quinolona. Outros medicamentos incluem norfloxacina, gemifloxacino, levofloxacino, moxifloxacino, ofloxacino, ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

A ciprofloxacino pode causar uma condição que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento QT). O prolongamento QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos ou irregulares sérios (raramente fatais). Outros sintomas que podem causar são tonturas severas ou desmaios que precisam de atenção médica imediatamente.

O risco de prolongamento do QT pode ser aumentado se você tiver certas condições médicas ou estiver usando outras drogas que possam causar prolongamento do QT. Antes de usar ciprofloxacino, informe o seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que toma, especialmente de medicamentos para problemas cardíacos. Informe também casos de história familiar de certos problemas cardíacos.

Baixos níveis de potássio ou magnésio no sangue também podem aumentar seu risco de prolongamento QT. Esse risco pode aumentar se você usar certos medicamentos (como diuréticos).

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Limite seu tempo ao sol. Evite cabines de bronzeamento e luzes solares. Use protetor solar e use roupas protetoras quando estiverem ao ar livre. Informe o seu médico imediatamente se você ficar queimado pelo sol ou com vermelhidão na pele.

Antes de operar, informe seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).

Este medicamento contém sacarose e, portanto, não é recomendado se você tiver uma condição metabólica hereditária rara (como intolerância à frutose, deficiência de sacarase isomaltase, malabsorção de glicose e galactose).

As crianças podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente problemas nas articulações e tendões.

Os idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente problemas tendinosos (especialmente se eles também estão tomando corticosteroides como prednisona ou hidrocortisona) e prolongamento de QT.

Ciprofloxacino preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Os preços variam entre 10 e 270 reais, a caixa com 14 comprimidos, entre os genéricos e os de marca.

Mais informações

O ciprofloxacino é um antibiótico muito conhecido que deve ser usado somente por prescrição de um médico. É importante tomar antibióticos pelo tempo indicado, mesmo que você já se sinta melhor antes. A qualquer sinal de efeito colateral, procure seu médico urgentemente.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • 0 não curtiram