Dor lombar aguda: O paracetamol é menos efetivo que o exercício físico

Dor lombar aguda: O paracetamol é menos efetivo que o exercício físico

Dor lombar aguda: O paracetamol é menos efetivo que o exercício físico

Antes de lançar a questão, dizendo que a dor nas costas é uma entidade comum e complexa, que exige um bom diagnóstico para determinar as suas causas, e para falar bem de seu tratamento. No caso de dor nas costas são muitas vezes prescritos analgésicos, como o paracetamol, o tratamento agora contestada por um estudo que diz que o paracetamol é pouco eficaz para a dor lombar.

O estudo foi publicado na revista The Lancet, e a principal conclusão é que o paracetamol não reduz o tempo de recuperação em pacientes com dor lombar para melhorar o tratamento com placebo.

Dor lombar aguda e paracetamol: O estudo

O estudo foi randomizado, o duplo cego realizado em 235 centros de saúde na Austrália, de 2009 a 2013, um total de 1652 participantes, distribuídos de forma aleatória os grupos.

Um grupo recebeu o paracetamol três vezes por dia durante o tratamento durante quatro semanas, um outro grupo recebeu o paracetamol, conforme necessário (até um limite) e um grupo foi o grupo de placebo, isto é, eles receberam um comprimido que não contém qualquer substância ativa.

Os resultados indicaram que não houve diferença significativa no tempo de recuperação dos dois grupos que receberam paracetamol mas aqueles que receberam placebo.

Ou seja, não importa se tomar paracetamol do que uma cápsula vazia, ou fazer nada: nestes pacientes, o tempo de recuperação não foi menor nos doentes que tomaram paracetamol, por isso deve reconsiderar as recomendações deste medicamento em casos de dor lombar aguda.

A dor nas costas e sua complexidade

A complexidade de qualquer dor aguda ou dor lombar crônica, e de volta, em geral, é muitas vezes diagnosticada como “dor nas costas não específica”; ou seja, dor nas costas, mas realmente não se sabe muito bem o por quê.

A familiaridade com o tipo de problema e você tem um diagnóstico adequado poderia melhorar muito o tratamento em casos de dor nas costas, tanto aguda como crônica.

Portanto, uma boa avaliação médica para além do diagnóstico de “dor inespecífica” ou “dores nas costas” é necessário, uma vez que este é apenas descrever os sintomas. Um terapeuta qualificado também pode fazer uma avaliação e chegar a um diagnóstico de fisioterapia que pode estabelecer o melhor tratamento para dor nas costas.

Dor lombar aguda e atividade física

No entanto, a atividade física, ou mantem as atividades diárias ou exercícios como a dor permite, ele tem suporte para recomendado em casos de dor lombar e dor lombar aguda.

Um estudo de 2010 analisou dois estudos envolvendo pacientes com um total de 401 sujeitos experimentais, tentando comparar a recomendação contra o repouso na cama para manter a atividade (ou de vida ativa, exercício ou fisioterapia).

Os resultados mostraram que era praticamente a atividade física diária mesma conduta, exercício ou fisioterapia, mas era melhor do que ficar de cama descansando para dor lombar aguda e dor ciática. Este estudo tem algumas limitações, como apontam os autores, mas dá a entender que é melhor mudar para permanecer na cama por dor lombar aguda, onde a fisioterapia tem muito a dizer com tratamentos passivos, terapia manual, e também com que certos exercícios específicos e técnicas especiais não considerados neste estudo …

E você sofre de lombalgia aguda? Que tipo de tratamento esta fazendo?