O que são flavonoides?

O que são flavonoides?

Os flavonoides estão presentes na refeição das pessoas e muitas vezes as pessoas o ingerem e nem sabem o que são os flavonoides e os seus benefícios para a saúde.

Benefícios dos flavonoides

Os flavonoides têm grandes quantidades de antioxidantes, o que ajuda a reduzir a inflamação, melhorar a saúde das artérias e combater o envelhecimento reparando os danos que as células sofrem. Os flavonoides também podem ajudar a prevenir a cárie dentária e a redução da incidência de doenças comuns como a gripe.

Os flavonoides podem prevenir a demência, doença de Alzheimer e alguns tipos de câncer. No caso do câncer, os flavonoides criam enzimas fase II, destruindo agentes mutagênicos e carcinogênicos, inibindo e eliminando as células cancerígenas.

Flavonoides atuam muito bem com a vitamina C, então a combinação dos dois pode ajudar a reduzir significativamente os efeitos das doenças inflamatórias.

Algumas pesquisas científicas provaram que os flavonoides tem estes efeitos, embora não provaram ainda em pesquisa clínica. Vários são os benefícios dos alimentos que contêm flavonoides, mas alguns especialistas acreditam que é devido aos minerais e às vitaminas e não especificamente pelos flavonoides, uma vez que são mal absorvidos pelo corpo humano.

Alimentos ricos em flavonóides

Alguns alimentos são ricos em flavonóides. No entanto, agora você vai ver os alimentos que você pode comer em grandes quantidades:

Maçãs

Se você comer boas uma maçã por dia, isso vai reduzir o risco de câncer, prevenir ataques cardíacos, catarata, ajuda a controlar a asma e impede ataques de gota e refluxo ácido.

Brócolis

Brócolis contém flavonoides, especialmente conhecidos para combater o câncer de pulmão em pessoas que fumam

Repolho

Seus flavonoides contém poderes de antioxidantes ajudam a proteger o corpo contra o câncer de cólon, mama e próstata e ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL.

Alcaparra

Alcaparras são consideradas a maior fonte vegetal de flavonoides e o último após o chá. Estes flavonoides têm propriedades anti bacteriano, anti inflamatório, anti cancerígenos e analgésico.

Chocolate

De preferência puro e sem leite, como flavonoides são na concentração máxima. O cacau também é ideal, então não há nada melhor que usar um bom chocolate quente.

Cebolas

Variedades de cebolas vermelhas e verdes são principalmente aqueles que têm uma maior concentração de flavonoides.

Morangos

Como todas as frutas de cores vibrantes, os morangos são ricos em flavonoides, ao tempo que contêm grandes quantidades de vitamina C, benéfico para a absorção de flavonoides.

Uvas vermelhas e vinho tinto

Conhecido para o chamado “paradoxo francês”, que diz que os franceses comem grandes quantidades de gordura, mas tem alguns ataques cardíacos devido ao seu consumo de vermelho vinho rico em flavonoides.

Chá

O chá é muito eficaz para evitar o cancêr, desde os carcinógenos químicos e suprime a disseminação de tumores. Também tem propriedades antibacterianas.

Efeitos colaterais dos flavonóides

Existem efeitos secundários conhecidos por comer alimentos ricos em flavonoides, mesmo consumidas em grandes concentrações. No entanto, algumas pessoas podem ter sensibilidade a um dos seis tipos específicos de flavonoides. Por exemplo, as catequinas podem causar febre e anemia.

Este artigo te ajudou?
  • +44 curtiram
  • 0 não curtiram