11 benefícios surpreendentes do açafrão para melhorar sua saúde

11 benefícios surpreendentes do açafrão para melhorar sua saúde

O açafrão é uma especiaria muito popular em diversos países. Ele é altamente desejado devido à sua capacidade de temperar e colorir alimentos, bem como os benefícios inerentes à saúde. A composição orgânica única do açafrão faz com que seja uma adição poderosa à sua dieta. Pois contém mais de 150 compostos voláteis, incluindo carotenoides, safranal, crocina, antioxidantes e outros bioquímicos. Assim como minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde humana.

Hoje vamos conhecer o que é o açafrão verdadeiro, receitas com ele e quais benefícios do açafrão.

O que é açafrão?

açafrão

O açafrão é uma especiaria muito saborosa e cara. É extraído de uma pequena, bulbosa e perene planta chamada Crocus sativus, um membro da família dos lírios. O pé de açafrão produz flores de cores violetas, de onde é retirado essa especiaria.

Para produzi-lo, retira-se planta açafrão seus estigmas (a parte da flor que contém o pólen) que devem ser meticulosamente escolhidos a dedo. Além disso, são cortados cuidadosamente colocados em uma peneira e sobre o calor para aprofundar o sabor. Esse processo é tão intenso que o açafrão é o tempero mais caro do mundo.

Atualmente, o açafrão é produzido comercialmente no Irã, Grécia, Marrocos, Espanha, Caxemira e Itália. O Irã é o mais importante produtor de açafrão, tanto em volume quanto em qualidade, e a Espanha é o maior importador do tempero.

O açafrão tem uma infinidade de usos ao longo de milênios. Já nos escritos de Galeno e Hipócrates, o açafrão era mencionado como um tratamento médico para tosses, resfriados, problemas estomacais, insônia, sangramento uterino, escarlatina, problemas cardíacos e flatulência.

Naturalmente, um dos primeiros usos do açafrão pode ter sido para o tingimento de têxteis, uma vez que um único grão pode colorir 10 galões de água com uma tonalidade amarela distinta.

Como tempero, o açafrão é conhecido pelo que faz para energizar pratos com uma essência pungente e terrosa. É importante destacar que o açafrão não é a mesma coisa que cúrcuma, como muitas pessoas acreditam Essa confusão surge, pois a cúrcuma no Brasil é chamada de açafrão da terra.

Propriedades do açafrão

açafrão

Os muitos benefícios do açafrão são devido às suas poderosas propriedades medicinais, que são elas:

  • – Antioxidante
  • – Anticangerígeno
  • – Desintoxicante
  • – Anti-inflamatório
  • – Analgésico
  • – Depurativo
  • – Calmante
  • – Cardioprotetor
  • – Antidepressiva
  • – Imunoprotetor
  • – Afrodisíaco

Açafrão é bom para que?

O açafrão pode ser usado para o tratamento de diversas condições de saúde, como por exemplo:

  • – Asma
  • – Tosse
  • – Coqueluche
  • – Expectorante
  • – Problemas de sono (insônia)
  • – Câncer
  • – Endurecimento das artérias (aterosclerose)
  • – Gás intestinal (flatulência)
  • – Depressão
  • – Doença de Alzheimer
  • – Hemoptise
  • – Dores diversas
  • – Azia
  • – Pele seca

Além disso, há ainda diversos outros usos dessa especiaria que veremos mais adiante em seus incríveis benefícios para a saúde.

Açafrão para que serve?

Agora você pode estar se perguntando: para que serve o açafrão? Pois bem! Como visto, o açafrão é uma especiaria, que serve para cozinhar, dando sabor e cor aos pratos. Mas além disso, devido ao seu potencial para cuidar da saúde, também é utilizado como remédio natural. Deste modo, pode ser diretamente consumido ou misturado a outro alimento natural, como é o caso do açafrão com mel, usado para tratar gripes e dores articulares.

O açafrão também tem ganhado outros usos na área da beleza, como é o caso do sabonete de açafrão, que é recomendado para reduzir acne e rugas.

Benefícios do açafrão

açafrão

Aumenta a imunidade

O açafrão tem altas concentrações de certos nutrientes importantes, incluindo a vitamina C. Essa vitamina é importante para a saúde humana, pois estimula a produção do sistema imunológico de células brancas do sangue, a primeira linha de defesa do organismo contra doenças. Também é crucial para a produção de colágeno, que é necessário para a produção celular no corpo e contribui para a cicatrização de feridas, crescimento muscular, reparo de vasos sanguíneos e produção de tecido.

Aumenta circulação

O açafrão pode funcionar como um impulsionador da energia eficaz e pode aumentar o seu metabolismo, aumentando a circulação sanguínea. A alta concentração de ferro significa que o açafrão aumenta suas hemácias, estimulando assim a circulação e a oxigenação dos sistemas orgânicos e das extremidades do corpo. Isto melhora a eficiência e funcionalidade dos tecidos e sistemas de órgãos para uma atividade metabólica mais saudável e também previne os sintomas da anemia.

Protege a saúde do coração

Melhorar a saúde do coração parece ser um dos principais objetivos na saúde humana hoje, e uma maneira simples de fazer isso é aumentar sua ingestão de potássio. O potássio atua como um vasodilatador, diminuindo efetivamente o estresse e a pressão nos vasos sanguíneos e nas artérias, permitindo que a pressão sanguínea diminua e alivie a tensão no sistema cardiovascular. Isso pode impedir que coisas como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames ocorram.

Controla a diabetes

Os níveis significativos de manganês, presentes no açafrão, podem ajudar o corpo a otimizar seus níveis de açúcar no sangue. A diabetes é uma das condições mais perigosas e difundidas em nosso mundo hoje, afetando milhões de pessoas globalmente. Regulação o açúcar no sangue, insulina e níveis de glicose, você pode efetivamente prevenir o aparecimento da diabetes tipo II ou controlar os sintomas se você já sofre desta condição.

Alivia a ansiedade

Essa especiaria tem sido conhecida para aliviar depressão leve e melhorar o humor em pessoas que a consomem regularmente. Os muitos compostos ativos do açafrão têm algum efeito sobre o sistema endócrino e podem estimular a liberação de hormônios benéficos que nos mantêm felizes e saudáveis. Para as mulheres, esse mesmo efeito também é conhecido por atuar como afrodisíaco.

Melhora a força óssea

Alguns dos minerais e compostos orgânicos do açafrão têm sido associados à absorção otimizada de nutrientes, particularmente de cálcio. Ao maximizar a quantidade de cálcio que o nosso corpo pode absorver a partir de alimentos, há uma melhor possibilidade de melhorar a densidade mineral óssea e prevenir o aparecimento de condições como a osteoporose e outras doenças degenerativas relacionadas com o envelhecimento.

Melhora a função do sistema nervoso

A família da vitamina B é muitas vezes ignorada na saúde humana, mas desempenha um papel importante na função dos nervos em todo o corpo. Mais especificamente, o alto teor de vitamina B6 encontrado no açafrão pode ajudar nosso sistema nervoso a funcionar suavemente e prevenir alguns dos distúrbios mortais e perigosos.

Analgésico

O alívio da dor é sempre uma propriedade valiosa de uma erva ou um remédio natural, e o composto safranal volátil do açafrão age como um sedativo para muitos pacientes. Essa ação sedativa pode ajudar a aliviar a dor, reduzir a ansiedade e o estresse, melhorar os padrões de sono e, geralmente, acalmar a mente e o corpo.

Previne o câncer

Existem dezenas de compostos antioxidantes encontrados no açafrão, muitos dos quais procuram e neutralizam os radicais livres. Os radicais livres são subprodutos perigosos do metabolismo celular que podem fazer com que células saudáveis sofram mutações ou morte. Isso aumenta a saúde geral do sistema imunológico, mas, mais especificamente, também pode impedir que o câncer se desenvolva ou se espalhe no corpo.

Reduz distúrbios do estômago

Um dos usos mais antigos e mais conhecidos do açafrão é no combate ao mal-estar estomacal e o excesso de flatulência. A natureza sedativa e anti-inflamatória do açafrão ajuda a acalmar o estômago e reduzir a inflamação. Isso previne, por exemplo, a constipação, o inchaço, as cólicas e outras condições graves, como as úlceras gástricas.

Trata a inflamação

Como uma ferramenta tópica usada em massagem, o óleo de açafrão e cremes derivados de compostos da flor podem eliminar dores em todo o corpo. Para pessoas que sofrem de lesões esportivas, como a artrite, gota e outras condições inflamatórias, este é um remédio maravilhoso. Além disso, para a cura tópica de contusões e feridas, os antioxidantes de ação rápida no açafrão podem ajudar a acelerar o processo de cura.

Açafrão emagrece?

açafrão

Essa especiaria também pode ajudar a perder peso. Para começar, o açafrão pode ajudá-lo a suprimir o apetite. Assim, tomando-o regularmente, você pode aumentar a saciedade, o que significa que você vai se sentir completo por um longo período de tempo. Alguns outros alimentos e temperos podem fazer isso, mas geralmente fornecem esses efeitos aumentando o nível de alguns hormônios e diminuindo os níveis de outros. O açafrão afeta apenas o nível de serotonina, um neurotransmissor que tem um impacto direto na sensação de plenitude. É assim que o açafrão restringe naturalmente o apetite.

Enquanto estamos falando de açafrão como um tempero de perda de peso, vale a pena mencionar que você pode usá-lo para reduzir a ingestão de calorias. Isso é mais do que lógico, porque se você não sentir fome, reduzirá a ingestão de calorias.

Além de sua capacidade de gerenciar o acúmulo de gordura, agindo como um inibidor de apetite, o açafrão também pode otimizar a função metabólica. Ou seja, o açafrão acelerará o processo de termogênese. Isso significa que ele vai queimar gordura mais rapidamente e manter o usuário seguro contra a formação de novos depósitos de gordura.

Outra coisa que vale a pena mencionar sobre o açafrão é que este tempero vem com zero calorias!

Açafrão como usar

Para saber como usar o açafrão, você deve entender que isso vai depender da forma que você o encontrar. A forma mais comum de açafrão é na forma seca ou em pó, mas você também pode obter suplementos de açafrão em certas lojas de produtos fitoterápicos.

Para cuidados da saúde, apenas uma pequena quantidade do tempero é necessária para ter um efeito. E, o máximo que deve ser consumido em um dia é entre 0,5 gramas e 1 grama desse tempero valioso. Além disso, o açafrão pode ser aplicado topicamente para uma massagem, usada em caldos ou bebidas quentes.

Receitas com açafrão

açafrão

Utilizando-se o açafrão em pó é possível preparar diversas receitas ou implementar essa especiaria em receitas comuns para dar mais sabor e cor. Veja abaixo como preparar algumas receitas com açafrão:

Arroz com açafrão

Ingredientes

  • – 2 copos (americanos) de arroz
  • – 1/2 cebola média
  • – 1/2 açafrão
  • – 1/2 lata de creme de leite
  • – 1 colher (sopa) de manteiga

Preparo

  • – Lave o arroz e faça-o como de costume e reserve-o
  • – O arroz deve ficar soltinho
  • – Refogue a cebola na manteiga, coloque o açafrão e por último o creme de leite
  • – Depois misture ao arroz

Risoto de açafrão

Ingredientes

  • – 2 colheres de sopa de manteiga
  • – 1/2 cebola picada em cubos
  • – 1 xícara e 1/2 de chá de arroz arbóreo
  • – 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
  • – 1 colher de sopa de açafrão
  • – 850 ml de caldo de carne
  • – Queijo parmesão ralado na hora

Preparo

  • – Dissolva 1 tablete de caldo de carne e 1 colher de chá de açafrão em 850 ml de água, e coloque para ferver
  • – Em uma panela média, derreta 1 colher de sopa de manteiga e adicione a cebola em cubos
  • – Depois de refogada, adicione o arroz
  • – Assim que fritar um pouco, coloque o vinho e mexa até que ele evapore
  • – Quando evaporado, comece a fazer o processo de todo o risoto, vá adicionando caldo aos poucos e mexendo sempre
  • – Assim que o arroz estiver no ponto desejado, desligue e adicione a outra colher de sopa de manteiga e queijo parmesão ralado a gosto ao servir

Chá de açafrão

açafrão

Com o açafrão também é possível preparar um chá. O chá de açafrão é conhecido principalmente por ajudar a perder peso. Veja abaixo como prepará-lo:

Chá de açafrão para emagrecer

Ingredientes

  • – 1 litro de água
  • – 1 g de açafrão

Preparo

Coloque o açafrão na água, leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 5 minutos. Após, deixe descansando até amornar. Beba este chá duas vezes ao dia.

Efeitos colaterais do açafrão

Consumir açafrão em doses altas pode ser potencialmente perigoso, já que a alta concentração de ingredientes ativos pode ter uma série de efeitos no corpo. Alguns efeitos colaterais relatados incluem:

  • – Boca seca
  • – Tontura
  • – Náusea
  • – Ansiedade
  • – Fadiga
  • – Alterações do apetite (raros)

No entanto, em pequenas doses (como nas refeições ou na forma de suplementos), não se sabe se o açafrão possui efeitos colaterais ou propriedades alergênicas. Como sempre, consulte um médico ou um especialista em ervas treinado antes de adicionar um novo elemento poderoso à sua dieta.

Açafrão preço

Se você já procurou saber, o açafrão é bastante caro, mas por que esse preço, você pode perguntar? Porque o cultivo e a colheita ainda são realizados como desde os tempos antigos: à mão. As mulheres idosas da aldeia são geralmente colocadas nesta tarefa de remover os “fios” de açafrão. Para se obter um quilo da especiaria é necessário colher cerca de 250 mil flores Crocus sativa. Por isso mesmo, o custo de apenas 1 gr de açafrão custa cerca de 70 reais. Sendo assim, para se comprar um quilo dessa especiaria, você terá que desembolsar cerca de 70 mil reais.

Naturalmente, o alto custo atraí também pessoas que tentam se aproveitar e que vendem temperos falsos derivados de outras substâncias que não a flor de açafrão. O cártamo indiano ou compositae é um deles, uma versão vermelha, mais pálida às vezes mascarada como o açafrão verdadeiro.

Conclusão

O açafrão é uma especiaria com incríveis benefícios para a nossa saúde. Porém, um de seus maiores inconvenientes é seu alto custo. Mesmo assim, caso queira experimentá-lo, procure um local de confiança onde possa comprar o produto verdadeiro.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -1 não curtiram