Gino canesten: bula, preço, como tomar e efeitos colaterais

Gino canesten: bula, preço, como tomar e efeitos colaterais

Gino canesten está indicado para o tratamento de vaginite, que é uma infecção vaginal causada por fungos, eralmente do gênero Candida (candidíase). O sintoma mais comum destas infecções é o corrimento esbranquiçado, com o aspecto de leite talhado, que pode ser acompanhado de coceira.

Gino canesten bula

Apresentação de Gino-Canesten. Uso vaginal adulto. Laboratório: Bayer.

Embalagem contendo 1 comprimido vaginal e 1 aplicador.

  • Gino canesten comprimido vaginal contendo 500 mg de clotrimazol
  • – Excipientes: lactato de cálcio, crospovidona, lactose monoidratada, estearato de magnésio, amido, hipromelose, celulose microcristalina, ácido láctico e dióxido de silício

O que é Gino canesten?

Gino canesten

Gino canesten é uma medicação que pertence à uma classe de medicamentos chamados antifúngicos. É usado para tratar a maioria das infecções vaginais por fungos. Este medicamento pode estar disponível sob vários nomes de marcas e/ou em várias formas diferentes. É possível encontrá-lo na forma de comprimido vaginal e Gino canesten creme vaginal, também conhecido como Gino canesten pomada.

Gino canesten funciona?

Gino canesten funciona matando o crescimento excessivo de fungos que estão causando a infecção. Os sintomas de uma infecção vaginal devem começar a melhorar dentro de poucas horas após o início deste medicamento, mas pode demorar até uma semana para que os sintomas desapareçam completamente.

Gino canesten precisa de receita?

Gino canesten pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, aconselha-se que você procure um médico para fazer um diagnóstico correto do seu problema e indicar a medicação adequada.

Gino canesten como usar?

O creme ou os comprimidos vaginais de Gino canesten devem ser inseridos na vagina uma vez por dia (de preferência à hora de dormir) usando o (s) aplicadores fornecidos durante 1, 3 ou 6 dias, dependendo do produto específico que está sendo usado. É importante lavar bem as mãos antes de usar esses produtos.

No caso do comprimido, insira o aplicador suavemente e profundamente na vagina, então, baixe lentamente o êmbolo para liberar o comprimido. É aconselhável que se esteja deitada de costas e com as pernas um pouco dobradas. Para o comprimido, basta apenas uma aplicação. Jogue fora o aplicador.

No caso do creme, puxe o êmbolo do aplicador até prender, ajuste o aplicador à bisnaga e encha o aplicador, apertando cuidadosamente a bisnaga. Após, introduza-o na vagina, da mesma forma dita anteriormente para o comprimido vaginal. Então, empurre o êmbolo até esvaziar completamente o conteúdo do aplicador, uma vez por dia, à noite, ao deitar.

Se houver contaminação por fungos nos lábios vaginais e áreas próximas é necessário o uso do creme vaginal também nas áreas externas. Aplique uma camada fina do creme tópico na área vaginal afetada para alívio de sintomas externos 2 a 3 vezes ao dia conforme necessário. Faça isso por uma ou duas semanas até o desaparecimento total dos sintomas. Jogue fora o aplicador.

Muitas coisas podem afetar a dose da medicação que uma pessoa precisa, como peso corporal, outras condições médicas e outros medicamentos. Se o seu médico recomendou uma dose diferente das listadas aqui, não altere a forma como está a utilizar o medicamento sem consultar o seu médico.

O seu médico pode ter sugerido este medicamento para outras condições que não estão enumeradas neste artigo de informações sobre medicamentos. Se você não discutiu isso com seu médico ou não sabe por que esta sendo o mesmo está sendo administrado, busque ajuda de um profissional de saúde. Não para de usar o gino canesten por conta própria.

Não dê este medicamento a ninguém, mesmo que tenham os mesmos sintomas que você. Pode ser prejudicial para as pessoas usarem esta medicação se o médico não a prescreveu.

Avisos ao usar este medicamento

Gino canesten

Se os pedaços não dissolvidos do comprimido vaginal forem vistos no dia seguinte, o comprimido pode não ter sido inserido suficientemente profundamente ou pode não ter se dissolvido completamente. Se for esse o caso, você pode querer considerar usar o creme vaginal para completar o tratamento.

O tratamento com Gino canesten não deve continuar enquanto você está menstruando. Escolha uma forma deste medicamento que permita que você tenha completado seu tratamento antes da menstruação começar. Não use duchas ou espermicidas vaginais enquanto estiver usando este medicamento.

É importante usar este medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico ou recomendado pelo seu farmacêutico. Continue a usar este medicamento durante o tempo que for indicado pelo seu médico ou farmacêutico, mesmo que comece a se sentir melhor.

Se você se esqueceu de uma dose, use-a rapidamente e continue com sua programação regular. Se estiver perto da próxima dose, ignore a dose perdida e continue com sua programação periódica. Não aplique uma dose dupla para compensar uma falta. Se você não tem certeza do que fazer depois de perder uma dose, entre em contato com seu médico ou farmacêutico para obter conselhos.

Gino canesten na gravidez

Este medicamento não deve ser usado durante a gravidez, a menos que os benefícios superam os riscos. Se você está grávida e acredita que este medicamento é necessário, entre em contato com seu médico.

Não se sabe se o clotrimazol passa no leite materno. Se você é uma mãe que está amamentando e está usando este medicamento, isso pode afetar seu bebê. Converse com seu médico sobre se você deve continuar a amamentar ou se não deve fazer o uso desta medicação.

Contra indicações de Gino canesten

Não use este medicamento se você é alérgico ao clotrimazol ou a qualquer ingrediente da medicação. Converse com seu médico antes de usá-lo.

Gino canesten efeitos colaterais

Gino canesten

Muitos medicamentos podem causar efeitos colaterais. Um efeito colateral é uma resposta indesejada a uma medicação quando é tomada em doses normais. Os efeitos colaterais podem ser leves ou graves, temporários ou permanentes. Os efeitos colaterais listados abaixo não são experimentados por todos os que tomam esse medicamento. Se você está preocupado com os efeitos colaterais, discuta os riscos e os benefícios deste medicamento com o seu médico.

Os seguintes efeitos colaterais foram relatados por pelo menos 1% das pessoas que tomaram este medicamento. Muitos desses efeitos colaterais podem ser gerenciados, e alguns podem desaparecer por conta própria ao longo do tempo.

Entre em contato com seu médico se você tiver esses efeitos colaterais e eles são graves ou incômodos. O seu farmacêutico poderá aconselhá-lo sobre o gerenciamento de efeitos colaterais.

Os possíveis efeitos colaterais percebidos ao usar este medicamento são:

  • – Inchaço abdominal
  • – Queimação
  • – Cólicas
  • – Irritação
  • – Comichão
  • – Erupção cutânea
  • – Vermelhidão

Embora a maioria dos efeitos colaterais listados abaixo não aconteça com muita frequência, eles podem levar a sérios problemas se você não verificar ou procurar um médico.

Verifique com seu médico o mais rápido possível se ocorrer algum dos seguintes efeitos colaterais:

  • – Bolhas
  • – Urticária
  • – Descamação
  • – Sangramento vaginal

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais diferentes dos listados. Verifique com o seu médico se detectar algum sintoma que o preocupe enquanto está tomando este medicamento.

Precauções e avisos

Gino canesten

Antes de começar a usar um medicamento, informe o seu médico sobre quaisquer condições médicas ou alergias que possa ter, quaisquer medicamentos que esteja a tomar, quer esteja grávida ou a amamentar, e quaisquer outros fatos significativos sobre a sua saúde. Esses fatores podem afetar a forma como você deve usar este medicamento.

O clotrimazol pode reduzir a eficácia dos preservativos de látex, diafragmas e espermicidas vaginais. É recomendável usar formas alternativas de controle de natalidade enquanto se usa este medicamento.

O creme vaginal, comprimidos e creme tópico ou externo de Gino canesten são apenas para uso vaginal e externo. Estes medicamentos não devem ser tomados por via oral.

Se você tem febre, dor abdominal ou descarga vaginal mal cheirosa, seus sintomas podem ser devidos a uma condição mais séria além de uma infecção por fungos. Fale com seu médico imediatamente e não use este medicamento.

Se você não vê qualquer melhora em seus sintomas em 3 dias, se eles não desaparecerem em 7 dias, ou se eles piorarem, seus sintomas podem ser devido a uma condição diferente de uma infecção por fungos. Pare de usar este medicamento e consulte seu médico imediatamente.

Se você tem múltiplos parceiros sexuais ou muda de parceiros com frequência, consulte seu médico antes de usar este medicamento.

Se você tem infecções vaginais frequentes causadas por fungos ou se sua infecção por fungos retorna em menos de 2 meses, consulte seu médico antes de usar este medicamento novamente.

Gino canesten não deve ser usado por meninas menores de 12 anos, a menos que seja recomendado por um médico.

Dicas para prevenir infecções vaginais

As seguintes ações podem ajudar a prevenir uma infecção vaginal por fungos:

  • – Mantenha sua área vaginal limpa. Use sabão suave e sem perfume e água. Enxague bem.
  • – Depois de usar o banheiro, limpe de frente para trás para evitar espalhar fungos ou bactérias do seu ânus para a vagina ou trato urinário.
  • – Use roupas íntimas que ajudem a manter sua área genital seca e não contenha calor e umidade. Uma boa escolha é a roupa interior de algodão. Tente dormir sem calcinha.
  • – Evite roupas bem ajustadas, como calças compridas e jeans apertados. Estes podem aumentar o calor e a umidade do corpo na sua área genital.
  • – Retire de uma roupa de praia molhada imediatamente. Usá-la molhada por muitas horas pode manter sua área genital quente e úmida.
  • – Mude os absorventes os tampões com frequência.
  • – Coma uma dieta equilibrada rica em frutas, vegetais, grãos inteiros e produtos lácteos não gordurosos. Algumas mulheres pensam que comer alimentos com organismos lactobacillus, como o iogurte, ajudará a prevenir infecções fúngicas. Até agora, não há evidências para essa conexão. Mas comer alimentos que contêm lactobacillus pode fazer parte de uma dieta saudável.
  • – Controle a diabetes. O bom controle dos níveis de açúcar no sangue diminui o risco de infecções fúngicas em qualquer lugar em seu corpo.
  • – Evite o uso desnecessário de antibióticos. Os antibióticos podem alterar o equilíbrio normal dos organismos vaginais, permitindo o excesso de crescimento de fungos.

Gino canesten preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da forma adquirida. Veja alguns exemplos de preços:

Gino canesten valor

  • – Gino Canesten 500mg 1 Comprimido Vaginal com aplicador custa de 55 a 65 reais
  • – Gino Canesten creme vaginal 35g + 6 aplicadores custa de 45 a 65 reais

Gino canesten genérico pode ser encontrado com o nome comercial de Clotrimazol e custa cerca 16 reais o creme vaginal com 3 aplicadores. Já o creme tópico custa cerca de 5 reais.

Mais informações

Gino canesten é um medicamento que combate fungos e é usado para tratar infecções fúngicas vaginais. A versão genérica desse medicamento, chamada de Clotrimazol, deve ser aplicada apenas exteriormente nos lábios vaginais. Clotrimazol também pode ser usado topicamente para outros tipos de infecções.

Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • 0 não curtiram